top of page
Buscar

Alô, Coquinha!

  • Foto do escritor: Outra Cancha
    Outra Cancha
  • 24 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Chegou ao fim a 27ª rodada da Bundesliga 2019/20 ou 2ª rodada pós retorno do futebol. Paralelamente aos jogos muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo e especificamente em relação ao jogo inaugural da rodada, que aconteceu na sexta, esse paralelismo de fato se deu por aqui.


O jogo foi um confronto entre Hertha Berlin e Union Berlin, um dérbi da capital alemã, única cidade que possui mais de um time na atual edição da Bundesliga. Como era de se esperar, o Hertha conseguiu a vitória, em mais um bom jogo do brasileiro Matheus Cunha, que vem sendo uma das sensações desse retorno do futebol alemão. 4 x 0 e criação de um cenário bastante interessante para o duelo da próxima rodada entre RB Leipzig e Hertha Berlin.


Mais pro fim do segundo tempo do dérbi de Berlim, contudo, foi impossível não parar de assistir o jogo diante do "bombástico" vazamento do vídeo da reunião ministerial de Bolsonaro. Um comentário da jornalista Gabriela Prioli, em seu canal de YouTube, conseguiu definir muito bem todo o alarde que foi criado em torno deste vídeo. Por conta do passado recente, espetacularizou-se muito toda e qualquer investigação penal, ainda mais envolvendo figuras públicas. Isso parece gerar o anseio por uma prova cabal, um absurdo impensado, algo que incrimine de forma explosiva os acusados. Só que na vida real não é assim.


Por conta de toda a expectativa criada, esse pós-vídeo gerou uma sensação de frustração e até mesmo impotência diante de tamanha estupidez, ignorância, obscurantismo e preconceito reunidos na linha de frente da política do país, num momento gravíssimo, que necessita do oposto de tudo isso. As próximas semanas tendem a trazer ainda mais sofrimento para o país, o novo epicentro da epidemia deve ser o Brasil, o primeiro no número de casos e mortes também, títulos que país nenhum gostaria de ganhar.


Diante de tal cenário, a opção por se deixar levar pela tristeza e imobilidade é real e justificável. Pode gerar até uma ausência na vontade de criar ou encontrar motivos para perceber a graça e o sabor das coisas. Mas talvez sejam nas pequenas e inesperadas formas de extravasar que vão aparecer saídas leves e possíveis.


Hoje pela manhã ouvi, pela primeira vez, o podcast This is Brazil, feito por Pedro Duarte e Nícolas Queiros. Segundo a própria descrição do podcast, os apresentadores "comentam sobre a brasilidade no seu estado mais puro, exemplificada por áudios de WhatsApp, transbordando de suco verde e amarelo".


O que me chamou a atenção para o podcast foi, além da duração e da proposta, o convidado do nono programa: Caito Mainier. Uma figura que acompanho há tempos, desde o Larica Total (programa que por si só pode ser motivo de vários posts futuros), passando pelo Falha de Cobertura e pelo Choque de Cultura, dentre outras produções da TV Quase. Além de todos os seus trabalhos ele é incessantemente flamenguista, assim como eu.


Durante a escuta do podcast consegui me desligar um pouco das péssimas notícias que nos cercam, relembrando áudios que viraram memes, ouvindo Caito e os apresentadores contando histórias sobre o futebol, a arquibancada, as rivalidades, desgraças e dissabores; a relação brasileira com este esporte e com a vida, recheada de um humor não óbvio, não padronizado, mas sim natural e verdadeiro, que gera pérolas como o áudio da possível vinda de Balotelli pro Flamengo, da "vacina para a cura do covid" e, principalmente, o já clássico áudio em que um torcedor enviou para o seu amigo Coquinha.


Cada gíria, tom de voz, palavrão, referência transformam os áudios em verdadeiras esquetes, muito bem comentadas no podcast. É um humor que ri da própria desgraça, que não tem maquiagem e acaba sendo um escape pra quem se permitir rir disso.


E no restante da rodada da Bundesliga, novas histórias e situações deram mais tempero ainda ao campeonato que sofre da ausência de torcida e de todas as inseguranças e incertezas que o "novo normal" traz.


Os líderes Bayern e Borussia Dortmund venceram mais uma vez. O Bayern em casa, com som ambiente da torcida, um pequeno susto no começo do segundo tempo, mas muita superioridade diante o Eintracht Frankfurt: 5 x 2. O artilheiro Lewandowski marcou mais uma vez e Thomas Müller reafirmou o seu "renascimento", com gol, assistência e muita presença. O Dortmund, por sua vez, venceu fora de casa o Wolfsburg por 2 x 0. Dessa vez, pasmem, sem gol de Haaland.


O Schalke 04 segue em um inferno astral e já soma sete gols contra e nenhum a favor neste retorno à Bundesliga. Derrota dentro de casa por 3 x 0 para o Augsburg e muita preocupação com o futuro dos Azuis Reais. Já a estrela de Timo Werner brilhou e muito em um hat-trick contra o Mainz 05. Vitória de 5 x 0 do RB Leipzig e manutenção da terceira colocação no campeonato.


No último jogo da rodada também tivemos uma das situações mais emocionantes do futebol, independentemente da época ou do lugar em que é jogado. O Colônia, perdendo de 2 x 0 para o Fortuna Düsseldorf dentro de casa e ainda com um pênalti perdido na partida, conseguiu uma reação nos últimos cinco minutos de jogo e arrancou um empate em 2 x 2.


Mas talvez o grande destaque da rodada tenha sido mais uma vitória do Bayer Leverkusen com outros dois gols de Kai Havertz. Outro jovem astro da Bundesliga que vai despertando cada vez mais a atenção dos principais clubes do mundo.


Depois de amanhã teremos, sem sombra de dúvidas, o principal jogo desse "novo" futebol: Borussia Dortmund x Bayern de Munique, num Signal Iduna Park que, infelizmente, não estará lotado.

 
 
 

Comments


© 2020 por Outra Cancha. Orgulhosamente criado com Wix.com.

bottom of page